segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Estudo avalia teses sobre educação a distância



Uma pesquisa feita pelo professor Vilson Leonel na dissertação de Mestrado em Educação da Unisul avaliou quais são os quadros teóricos utilizados em teses de doutorado sobre a educação a distância brasileira. O trabalho revelou falta de consistência teórica nessas teses. “Na maioria dos casos os pesquisadores em nível de doutorado não adotam uma teoria do conhecimento para abordar o objeto de estudo”, afirma Vilson Leonel.

O pesquisador avaliou 30 teses de doutorado. Ainda segundo ele, as teorias utilizadas na maioria das vezes não têm vinculação com a tradição do pensamento filosófico. “São teorias que servem para reproduzir e justificar o sistema capitalista. E, quando se fala em pesquisas em nível de doutorado, não é isso que se espera. Por se tratar de uma formação de excelência, a falta de um quadro teórico de referência é preocupante”, avalia o professor. A ausência de uma fundamentação mais consistente impossibilita que os pesquisadores façam uma abordagem crítica quando estudam a educação a distância, de acordo com o professor.

Vilson Leonel é formado em Filosofia e é professor na Unisul Virtual e no curso de Direito da Unisul. “Escolhi esse tema por conta da minha formação filosófica e por conta do minha relação com essa modalidade de ensino. Queria saber quais eram as linhas teóricas que fundamentam a pesquisa sobre educação a distância”, explica.

"Teorias do conhecimento e quadros teóricos de referência em teses de doutorado sobre educação a distância no Brasil" foi orientado pela professora doutora Letícia Carneiro Aguiar. Vilson Leonel apresentou a pesquisa na tarde desta quarta-feira (11/9), em Tubarão. A banca examinadora foi composta pelas professoras doutoras Letícia Carneiro Aguiar e Maria da Graça Nóbrega Bollmann, como examinadoras internas, professora doutora Patrícia Laura Torriglia, da UFSC, como examinadora externa, e professora doutora Leonete Luzia Schmidt, como examinadora interna suplente.

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