No trabalho, Estefânia fez uma análise documental com
abordagem crítica, que avaliou a realidade do ensino superior brasileiro desde
o período colonial até o ano de 2011. Embora na atualidade o acesso ainda não
esteja garantido a todos, a pesquisa também revelou que este é o momento em que
ele está mais próximo do ideal. “As políticas públicas de acesso, como o ProUni
e o sistema de cotas, implantados nos anos 2000, melhoraram um pouco a
situação”, comenta a pesquisadora.
No entanto, essas políticas, por si só, não vão resolver o
problema. “Elas minimizam os problemas de acesso para aqueles que têm condições
de ingressar no ensino superior. Mas não resolvem”, comenta a professora
doutora Maria da Graça Nóbrega Bollmann, orientadora da pesquisa. De acordo com
ela, a solução passa, necessariamente, por mais financiamento para a educação
como um todo, tanto pública quanto privada. O aumento do número de
universidades é uma das iniciativas que têm efeito positivo, apontou o estudo.
“Percebemos que, sempre que houve expansão do acesso, ele esteve associado à
expansão do ensino superior”, ressalta ainda Graça.
Entre os desafios apontados pelo trabalho, está o de
solucionar os problemas de educação que antecedem ao ingresso no ensino
superior. “Há muitos jovens que, mesmo se houvesse vagas para todos, não teriam
condições de ingressar. Segundo dados de 2011, o Brasil tem 1,7 milhões de
jovens analfabetos”, aponta Estefânia.
Outro dado revelado pelo estudo dá conta de que houve uma
diversificação do ensino superior brasileiro ao longo dos tempos, com aumento
bastante significativo do número de faculdades, que hoje é maior que o de
universidades. No entanto, as universidades ainda concentram mais matrículas.
A pesquisadora Estefânia Tumenas Mello integra a equipe da
Rede Ibero Americana de Investigação em Políticas Educativas (Riaipe3),
coordenada na Unisul pela professora Maria da Graça Nóbrega Bollmann. Ambas
fazem parte da comissão que trabalha com a linha de pesquisa Equidade e coesão
social, que estuda temas referentes a acesso e permanência no ensino superior.
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