quinta-feira, 9 de maio de 2013

Professora é homenageada na Alesc

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unisul, professora Maria da Graça Nóbrega Bollmann, foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na noite desta terça-feira (7/5). A pesquisadora representou os egressos da primeira turma de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e de Educação (Faed) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A sessão especial, realizada no Plenário Deputado Osni Régis, deu início às comemorações dos 50 anos do Faed. Além de Maria da Graça, professores, servidores e outros ex-alunos foram homenageados.


Segundo a pesquisadora da Unisul, a indicação para receber a homenagem da Alesc gerou forte emoção. “Relembrei tudo o que essa formação me possibilitou, seja no campo acadêmico, ao realizar uma formação em Mestrado e Doutorado para atuar na carreira do magistério superior, seja no campo da política educacional do Estado e do país, intervindo nas leis de educação e no Plano Nacional de Educação, entre outros momentos, na tentativa de contribuir com as propostas da sociedade brasileira”, destaca Maria da Graça.

Ainda de acordo com ela, durante a homenagem, ao ouvir diferentes discursos, o pensamento estava voltado para o dia 8 de maio de 1963, data da criação da Faed. “O objetivo, naquele momento, era  expandir o desenvolvimento do estado de Santa Catarina com a formação de ‘técnicos de alto nível’, para atuar no Estado  de Santa Catarina na esteira do projeto nacional desenvolvimentista da época. Críticas à parte do modelo político em vigor, da Ditadura Militar, a Faed possibilitou formação teórica e consistente aos docentes que ali estudaram e deram continuidade ao trabalho no magistério”. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário