O V Seminário de Educação, Cultura e Sociedade (Educs) começa nesta quarta-feira (30/5) com a temática “Literaturas Africanas, Gênero e Cidadania”. A programação conta com palestras, mesas e comunicações, e se estende até quinta-feira (31/5), com atividades das 8 às 21 horas no Bloco Sede da Unisul campus Tubarão. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul (PPGE) em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade Contemporânea, da UFSC, e reúne especialistas de instituições de ensino nacionais e internacionais.
De acordo com uma das organizadoras do Seminário, professora Tânia Cruz, o enfoque nesta edição é a literatura africana. Através desse recorte, os pesquisadores vão apresentar seus trabalhos e associá-los às outras temáticas, gênero e cidadania. Para o coordenador do evento, professor Christian M. Mwewa, a opção pelo assunto se deu a fim de inserir as pesquisas da Unisul num contexto nacional. “Esse tema vai ao encontro das discussões feitas recentemente no Brasil”, justifica.
Ainda segundo Mwewa, o Educs visa realizar discussões aprofundadas sobre diferentes linhas de pesquisas em educação. Dessa forma, a atividade promove um exercício de debate entre pesquisadores. “É um espaço para a troca de conhecimentos entre pesquisadores de diferentes níveis”, completa a professora Tânia. Ela destaca, ainda, a presença da professora doutora e socióloga Miriam Grossi, da UFSC, que vai participar da mesa "Corpo, educação e gênero: múltiplos olhares". Miriam Grossi tem pós-doutorado no Laboratoire d´Anthropologie Sociale do Collège de France (1996/1998) e é especialista em relações de gênero.
O V Educs é patrocinado pelo Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). As atividades do Seminário devem resultar numa edição especial da Poiésis, revista científica do PPGE, reunindo os melhores trabalhos apresentados. O evento tem como público alvo pesquisadores dos programas de mestrado e pós-graduação da Unisul e também alunos dos cursos de licenciatura. A programação completa pode ser conferida aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário