terça-feira, 20 de novembro de 2012

Na ANPEd, pesquisadora apresenta trabalho sobre questões raciais na EJA


A pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul (PPGE) Joana Célia dos Passos apresentou o trabalho “A ‘ausência-presença’ das questões raciais na EJA e as desigualdades”, durante a realização do 35º encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). O evento aconteceu na cidade de Porto de Galinhas/PE.

O trabalho analisou os alcances da oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis para a juventude negra. De acordo com a professora Joana Célia dos Passos, a ideia para a pesquisa veio da observação. “Percebi que a presença de negros nessa modalidade de ensino era muito alta”, explica. A pesquisadora entrevistou 13 jovens, com idades de 15 a 20 anos, e fez perguntas sobre as expectativas deles em relação à escolarização, sobre os motivos que o fizeram se afastar da escola, além de questões sobre a vida social.

“A minha ideia era, antes de qualquer coisa, entender a realidade desses jovens e observar se o que estava sendo ofertado atendia às expectativas deles”, justifica. De acordo com ela, a conclusão foi a de que a centralidade pedagógica não respeita as individualidades dos alunos. “O número de negros na EJA é bastante considerável. Mas o currículo não leva isso em conta. Isso faz com que os estudantes não se identifiquem com os conteúdos estudados”, analisa.

Também viajaram a Pernambuco as professoras Leonete Luzia Schmidt e Fátima Elizabeti Marcomin, ambas do PPGE. Além da coordenadora do programa  e do projeto Riaipe Unisul, professora Maria da Graça Nóbrega Bollmann, e da coordenadora do curso de Pedagogia da Unisul, professora Marileia Mendes Goulart. As mestrandas Mara Luciane da Silva Furghestii e Rosinete Costa Fernandes Cardoso também participaram do encontro.

Para a coordenadora, professora Maria da Graça Nóbrega Bollmann, a participação no encontro nacional foi positiva. “A ANPEd possibilita o entrosamento nacional dos programas de educação, um diálogo que tem como base a pesquisa. A associação tem representação em todos os estados do Brasil”, destaca Bollmann. Ainda de acordo com ela, o evento permite que os pesquisadores da Unisul integrem a agenda de debates nacional.

“Participamos de atividades como a escolha de representantes da ANPEd no Conselho Nacional de Educação, a avaliação dos programas pela Capes, a publicação de livros e a discussão sobre o Plano Nacional de Educação”, cita Maria da Graça. Ela também reforça a importância de atualização sobre os métodos e problemáticas de pesquisa, que se dá a partir da participação em encontros como esse. O encontro nacional da ANPEd aconteceu entre os dias 21 e 24/10, no Centro de Convenções do Hotel Armação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário